Um neutro versátil e terroso que pode tornar um espaço aconchegante e envolvente, o marrom está longe de ser chato – especialmente quando combinado com uma bela cor de destaque.
Ao planejar suas ideias de quarto marrom, é sempre importante considerar quais cores complementares você pode trazer para o esquema, para enriquecer o design com contraste e personalidade elegantes.
+ 7 regras que você pode quebrar ao decorar espaços pequenos
+ Cama na frente da janela? Aprenda como posicionar corretamente
+ Nova mansão instagramável e luxuosa de Juliette
Suzanne Duin, fundador da Maison Maison diz, ‘marrom, uma cor firmemente enraizada na natureza, é confiável e atemporal. É uma alternativa mais quente e contemporânea a uma tela cinza e é adequada para combinar com praticamente qualquer cor.’
Com a orientação da roda de cores e uma coleção de especialistas em design de interiores e cores, exploramos as oito melhores cores de destaque para usar com marrom.
De neutros terrosos, como a designer de interiores Molly Kidd aconselha, ‘ao trabalhar com um esquema de cores marrom, adoramos usar tons de terra, incluindo brancos cremosos, taupes, cominho, verde oliva e marrons avermelhados profundos,’ para rosas brilhantes e laranjas quentes, você ficará feliz em saber que decorar com marrom permite uma série de belas combinações de cores.
UM LINDO AZUL
Ao decidir quais cores combinam, o contraste geralmente é fundamental – quanto maior o contraste, mais impactante é o design. Isso pode ser claramente demonstrado na roda de cores, pois as cores complementares que funcionam juntas geralmente são opostas, com o marrom oposto ao azul.
As notas mais frias de um tom azul criam uma combinação estilosa com um marrom aconchegante. Como mostra esta sala de estar tradicional, projetada por Jamie Haller. O azul profundo nas paredes funciona maravilhosamente com os toques quentes de madeira, estabelecendo uma aparência sofisticada onde os opostos se sentam elegantemente como um só.
Martin Waller, fundador de Andrew Martin também comenta, ‘onde as plantas de casa e a madeira aparada estão em cena há algum tempo, as tendências de design de interiores desta temporada vão um passo adiante, com o uso de minerais como ágata e tons terrosos como nogueira e sábio. Neutros, azuis frios e dourados combinam bem com essas cores e materiais, além de usar texturas contrastantes e ricas como veludo.’
OPTE POR UM VERDE GLORIOSO
Projete um espaço relaxante usando as cores preferidas da natureza e una o marrom com tons refrescantes de verde.
Helen Shaw, especialista em cores da Benjamin Moore diz, ‘decorar com marrom pode parecer assustador, no entanto, é realmente uma ótima alternativa para um neutro mais ousado que se destaca como um forte ponto focal. O verde funciona particularmente bem como uma cor de destaque para o marrom, pois ambos os tons lembram a natureza, o que ajudará a criar uma energia acolhedora e nutritiva. Quando as cores ocorrem naturalmente juntas no ambiente, elas inevitavelmente vão se complementar.’
COMBINE MARROM COM BEGE PARA UMA SENSAÇÃO ACONCHEGANTE
Um tom neutro versátil muito semelhante ao marrom, designer de interiores, Artem Kropovinsky observa, ‘ bege é uma cor quente que pode produzir um ambiente aconchegante e acolhedor. Pode ser usado tanto para criar um visual monocromático quanto para adicionar um elemento sutil de contraste a um esquema marrom.’
Combinar marrom com bege pode criar um espaço relaxante, rico em apelo orgânico e natural. Crie elementos de contraste e profundidade por meio de texturas e materiais táteis variados, de madeira a vime e lã; como mostrado nesta bela sala de estar neutra.
CRIE UMA SENSAÇÃO APRIMORADA DE CALOR COM LARANJA
Além de adotar cores contrastantes, tons que compartilham subtons semelhantes à sua cor de base também criarão um esquema estiloso.
Os detalhes em laranja podem elevar um espaço marrom com calor e energia, e as duas cores funcionam maravilhosamente juntas para ideias de quartos aconchegantes, bem como para criar uma sensação mais retrô e vintage que celebra estilos do passado – olhando para os interiores dos anos 1970.
“Tons suaves de marrom pálido funcionam lindamente com tons médios de verde, enquanto chocolate escuro ou amargo contrastam perfeitamente com ricos tons de laranja e terracota”, diz a designer de interiores Lesley Taylor.
Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook!